Escola do Parlamento realiza capacitação em fiscalização do erário

Formação faz parte do Ciclo Saberes Legislativos oferecido à Rede de Escolas do Legislativo do Interior Paulista
Escola do Parlamento realiza capacitação em fiscalização do erário

Nesta quarta-feira, 16 de junho, a Escola do Parlamento em parceria com a Comissão de Transparência da Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizou a Capacitação on-line com o tema "Fiscalização e Controle do Orçamento e das Políticas Públicas Municipais".

Compuseram a mesa de trabalho a vereadora do coletivo popular Judeti Zilli (PT), membro da comissão de transparência da Casa, o diretor-presidente da Escola do Parlamento Edgar Prandini e o palestrante Eli Zacarias, coordenador da Escola, Mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela UNESP de Franca.

A aula foi assistida em videoconferência por parlamentares, assessores, servidores públicos e população em geral, contando com a maciça participação dos vereadores da Câmara Municipal de Mococa, que realizou a capacitação em parceria entre a Escola do Legislativo mocoquense e a Câmara de Ribeirão Preto.

Na exposição do tema o palestrante abordou, dentre outras coisas, as formas de fiscalização e controle do erário pelos vereadores e pela população, desde a elaboração do orçamento e a prestação das políticas públicas. "Nós temos o controle institucional exercido pelos órgãos governamentais e pelas organizações privadas como uma ONG, como o controle que a câmara exerce sobre a prefeitura, e temos o controle social, por exemplo, o e-sic, ouvidoria, aplicativo", explicou Zacarias.

O aperfeiçoamento também foi transmitido pela TV Câmara Ribeirão e pelos seus canais do YouTube e Facebook.

Texto: Escola do Parlamento

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)